quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Lição 12: As dores do abandono


Lição 12: As dores do abandono

Um resumo das principais verdades apresentadas nesta lição.

Quem nunca se sentiu solitário ou abandonado ao atravessar um momento de dor e dificuldade? Os amigos e familiares podem até nos abandonar, mas temos um Deus que jamais nos desampara. Ele não nos deixa só (Is 49.15).
***
É justamente nos momentos de angústia e aflição, que o ser humano sente-se esquecido por todos, inclusive pelos mais chegados. Todavia, consola-nos saber que o Senhor nunca abandona os seus filhos. Ele não os esquece.
***
No desemprego, a situação financeira complica-se e o padrão de vida sofre drástica queda. Nesse momento é que conhecemos, de fato, nossos verdadeiros amigos (Lc 15.11-32). Até os familiares desaparecem, pois temem emprestar-nos dinheiro e ouvir-nos as lamúrias. O Senhor Deus, porém, não deixa seus filhos ao desamparo. Ele envia-nos o recurso necessário (Sl 37.25).
***
Todos sonhamos ter uma amizade parecida com a de Davi e Jonatas e com a de Rute e Noemi (1 Sm 18.1; Rt 1.8-18). Uma amizade desinteressada e verdadeiramente cristã. Infelizmente, muitas pessoas são abandonadas e traídas por aqueles que pareciam grandes amigos. Até mesmo o apóstolo Paulo sentiu a dor do abandono. O Senhor, porém, assistiu e fortaleceu o apóstolo. A Palavra de Deus adverte-nos a não abandonar o amigo (Pv 27.10). Sejamos, pois fiéis, leais e amorosos (Pv 17.17).
***
É chegada a hora de olharmos com mais carinho por aqueles que necessitam de nossos cuidados. Olhemos também pelos missionários que, muitas vezes abandonados, experimentam privações de toda sorte. Somos um só corpo e, como tal, devemos cuidar e zelar uns pelos outros, para que a Igreja de Cristo desfrute perfeita saúde (1 Co 12.12).
***
Jesus chamou seus discípulos de amigos, quando o esperado era que os tratasse como servos (Jo 15.15). Ele é o amigo fiel; não nos abandona na hora difícil. Na tempestade, livrou os discípulos do naufrágio iminente. Ele multiplicou pães e peixes e ressuscitou seu amigo, Lázaro (Mc 4.35-41; Jo 6.1-15; 11.11). Aleluia!
***

Ao morrer em nosso lugar, Jesus ofereceu a maior prova de amor e lealdade que um amigo pode dar (Jo 15.13). Cristo, o amigo verdadeiro, morreu na cruz do Calvário para que hoje tivéssemos direito à vida eterna. Para você ter esse amigo fiel ao seu lado, basta aceitá-lo como seu salvador pessoal.
***
Ainda que a família e os amigos venham a abandonar-nos, Deus sempre nos acolherá. Ele está ao nosso lado. O seu Espírito orienta-nos em todas as nossas provações.
***
Não nos esqueçamos de socorrer os que se acham em lutas e tribulações. É o que nos recomenda a lei do amor que nos entregou o Senhor Jesus. O seu mandamento é claro: amai-vos uns aos outros.

6 comentários:

  1. Que rica palavra! Bom seria que todos lessem esta mensagem e melhor ainda que todos os que lesses a entedessem profundamente e valorizassem o que a Bíblia nos aconselha a respeito do cuidado uns com os outros... Senhor ensina-os a amar com amor fraternal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Rose! Eu confirmo a sua oração. Deus lhe abençoe!

      Excluir
  2. Certamente, Deus nunca nos abandonará, a sua Palavra diz: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas;
    "Todavia eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação".
    "Jeová, o Senhor é minha força!". (Habacuque 3.17, e 18a).
    "Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que senão compadeça dele, do filho de seu ventre? mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti". (Isaías49.15). Que Deus nos abençoe, neste dia, pois "Este é dia que fez o Senhor regozijemo-nos e alegremo-nos nele." (Salmo 118.24) Amém e, Paz do Senhor a todos os irmãos em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu irmão! Estas referências sem dúvida acrescentam a nossa fé.

      Excluir
  3. Muito bom estudo que Deus continue abençoando o amado irmão, fraternalmente, Pr. Paulo Müller

    ResponderExcluir