terça-feira, 1 de maio de 2012

O verdadeiro cristão tem a marca da promessa


O verdadeiro cristão tem a marca da promessa

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14)

Paulo, pelo Espirito Santo, escreveu aos crentes de Éfeso dizendo que eles estavam em Cristo e haviam recebido um selo, ou seja, uma marca. Uma marca que Jesus havia antes prometido, portanto, a marca da promessa. Marca esta que consiste na presença gloriosa do Espirito de Deus que Cristo, nos seus, fez habitar.
Nos dias em que estamos vivendo, dias em que a teologia da prosperidade material está em voga no meio do povo de Deus, quando se fala em “Marca da promessa”, a maioria logo pensa em um carro novo, em uma casa luxuosa ou em muito dinheiro no banco. Mas a marca da promessa de Deus nas nossas vidas é algo muito superior a tudo isto, é o melhor que Deus poderia dar aos seus filhos, e Jesus falou sobre isto: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13). Melhor e mais valioso do que qualquer riqueza deste mundo é a presença do Espírito Santo habitando em nós, nos guiando em toda a verdade de Deus.
Deus amou de uma forma profunda a todos os seres humanos que ele criou, tanto que deu o seu filho unigênito para morrer por cada um deles. Sendo assim, ele deseja muito marcar a todos com o seu Espirito Santo prometido. Porém, o Senhor não é intruso, por isso ele precisa da autorização de cada um de nós para vir em nós habitar. Mas de que maneira podemos lhe dar esta autorização? Dando ouvidos a sua palavra. Crendo verdadeiramente no seu santo evangelho.
Veja que Paulo disse àqueles crestes que eles estavam em Cristo, mas isto só ocorreu, diz ele: “depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação”. E como uma consequência natural do crer neste evangelho, eles receberam também a marca do Espirito santo: “tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Esta marca, portanto, é para aquele que crê no evangelho e o coloca em prática em sua vida!
Além de ser a marca da promessa de Deus em nossas vidas, a palavra também diz aqui que o Espirito Santo é o “penhor da nossa herança”. Penhor fala de garantia, nos tempos bíblicos era comum que quando alguém fizesse uma promessa a outrem ele lhe desse algo como garantia de que cumpriria a sua palavra. Deus também fez assim conosco, ele nos prometeu a salvação e a vida eterna através da fé em seu filho Jesus, mas ele não nos deixou apenas com a promessa, como garantia de que a vai cumprir, ele nos deu o seu Espírito como penhor para habitar em nós.
Se o Espírito é a marca que Deus colocou em nós como garantia e penhor da nossa herança eterna, certamente devemos cuidar para jamais perdermos a sua presença, caso contrário, perderemos também o direito a nossa herança. Certa vez Davi foi repreendido por causa de um pecado grave que cometeu, então, ele se arrependeu e escreveu um cântico em forma de oração falando do seu temor em perder a presença do Espirito Santo, o que punha em risco a alegria da sua salvação: “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação...” (Salmos 51:11-12)
 Assim como Davi, nós também temos que zelar para que, através dos nossos pecados, não venhamos a causar tristeza no Espírito Santo que em nós habita. Pois é através da presença dele que estamos marcados para sermos salvos e redimidos por Cristo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30)

Fugindo do pecado, para não causar tristeza ao Santo Espírito, mantendo assim comigo a garantia da minha herança na glória.
Sidone Gouveia

36 comentários:

  1. MARAVILHOSA ESSA MENSAGEM!! QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONTINUE A DIRECIONAR SUA MENTE , SEU CORAÇÃO . E QUE DEUS VENHA ABENÇOAR A CADA DIA A SUA VIDA E DA SUA FAMÍLIA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado irmã! Que Deus lhe abençoe tb poderosamente! Sua vida e sua familia!

      Excluir
  2. pr. gouveia , eu louvo a DEUS pela sua vida !! o ESPÍRITO SANTO DE DEUSÉ TREMENDO!! EU FUI CONVIDADA PARA MINISTRAR NUM ENCONTRO DE MULHERES NESTE MES ,DIA 27, EO TEMA É: MARCADAS PARA VENCER! E PEDI , OREI AO ESPÍRITO SANTO QUE ELE ME DIRECIONASSE , ME DESSE RECURSOS ,ENFIM... DEUS ME DIRECIONOU ATÉ AS SUAS MENSAGENS ABENÇOADAS!!! NÃO SABIA POR ONDE COMEÇAR , ATÉ ENTÃO . E AÍ O ESPÍRITO SANTO ME CONDUZIU ATÉAO SENHOR!!! DESDE JÁ CONTINUO AGRADECENDO AO SENHOR PELA SUA VIDA E CONTINUAREI ORANDO POR TI E SUA FAMÍLIA . ABRAÇOS CARINHOSAMENTE EM CRISTO JESUS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha irmã! Que o Senhor lhe use grandemente!

      Excluir
  3. PR. GOUVEIA, GLÓRIA A DEUS !!! COMO FOI TREMENDO O AGIR DE DEUS NO ENCONTRO DE MULHERES! O ESPÍRITO SANTO DE DEUS ME DIRECIONOU A ESSA SUA MENSAGEM E FOI ME MOSTRANDO O AGIR DELE , A FORMA COMO ELE QUERIA TRABALHAR!!! O SENHOR NOS FEZ RELEMBRAR QUE TEMOS ESSE SELO DE AUTENTICIDADE , QUE É O ESPÍRITO SANTO !! QUE ESSA MARCA QUE NOS IDENTIFICA COMO FILHOS DE DEUS É QUE DETERMINA TODA DIFERENÇA NESTE MUNDO!!!! E QUE FOMOS MARCADOS PARA VENCER! DEUS CONTINUE O USANDO COMO INSTRUMENTO EM NOSSAS VIDAS SEMPRE!! CARINHOSAMENTE LHE SOU GRATA POR TUDO !!! FIQUE NA PAZ DO SENHOR!!

    ResponderExcluir
  4. mto bem explicada a mensagem.
    obrigado por dividir com a gnt o seu entendimento.
    que a PAZ do Senhor esteja com todos nós!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado! O que mais me gratifica é saber que tem pessoas sendo edificadas através do meu humilde trabalho!

      Excluir
  5. Muito Obrigado, me orientou e ensinou muito!! Que Deus abençoe e lhe sabedoria abundante!!

    ResponderExcluir
  6. mensagem muito sabia e edificante ,alerta para aqueles que creen no espirito santo em nossas vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão Antônio! Deus abençoe!

      Excluir
    2. DEUS SEJA LOUVADO PELA SUA VIDA VARÃO

      Excluir
    3. Amém! Conto com suas orações meu amado irmão!

      Excluir
  7. minha filha estava precisando de uma lição com esse tema para ministrar a classe de jovens em nossa igreja. melhor, só o proprio Jesus ensinando. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Graças a Deus! Minha oração ao Senhor é para que o meu trabalho continue sendo útil para edificação dos seus santos.

      Excluir
  8. A paz do Senhor Jesus Cristo, meu amado irmão. È a primeira vez que entro aqui no seu blog. Que palavra a abençoada que Deus te abençoe e sua familia. e que continue a te da entendimento e sabedoria. Continue procurando a sabedoria, como a um tesouro escondido, que vc sempre vai encontrar. Provérbios 2.

    ResponderExcluir
  9. O seu trabalho esta sendo muito util,que Deus continue te abençoando e te revelando o oculto,profundo e escondido da palavra de Deus.A paz do Senhor Jesus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Estefania! Obrigado pelas palavras de encorajamento! Conto com suas orações, Deus te abençoe!

      Excluir
  10. a marca da promessa é para todos, infelizmente muitos á desperdição!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esta é a verdade! A grande maioria tem escolhido a porta larga que conduz a perdição... a grande maioria tem escolhido virar as costas ao Espírito Santo!

      Excluir
  11. Que ótima mensagem, que o Senhor nosso Deus continue fazendo a boa obra em sua vida e de sua família.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pela mensagem buscava algum parecido é Deus me contemplou com esta mensagem maravilhosa muito forte que o senhor Jesus Cristo te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha irmã! Eu e que agradeço por prestigiar meu humilde trabalho!

      Excluir
  13. Meu amado em Cristo, palavra vindo do trono de Deus! Realmente o Senhor e claro: As promessas dele são para aqueles que creem. Deus te abençoe poderosamente a cada dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! É verdade irmão Ivan! Deus continue lhe abençoando!

      Excluir
  14. É, isso mesmo precisamos ter o Espírito Santo,por se não fosse ele seria impossível o crente continuar a jornada até o fim o Senhor Jesus quando falou que ia para o Pai mais deixaria o consolador, com certeza sabia sa dificuldade do crente. Por que tudo é mais difícil pra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos mesmo sós irmão Ronaldo... o Consolador nos fortalece em todo tempo!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Em nome de Jesus irmão Douglas! Sempre avante, rumo a nova Jerusalém! Deus abençoe!

      Excluir
  16. Amei essa msg, que Deus continue te instruindo para abençoar pessoas através de SUA palavra.

    ResponderExcluir