segunda-feira, 11 de julho de 2011

Como ser feliz e bem-aventurado. (post 1)


Como ser feliz e bem-aventurado.



Salmos 1:1-2
1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Trecho em destaque: “BEM-AVENTURADO o homem” (V.1)

Você sabe o que significa o termo “BEM-AVENTURADO”?  Significa feliz, ou muito feliz. É o tal “ser feliz” que todos almejam e de várias formas o procuram. A maioria, infelizmente, onde não poderão encontrar.
Este enunciado, na abertura do maravilhoso livro dos Salmos, soa como: Eis a receita para ser bem-aventurado! Ou seja, para ser feliz. E a partir dai o compositor sagrado, na inspiração do Santo Espirito, imprime no seu cântico quatro segredos para alcançar a verdadeira felicidade.
Destes, porém, falaremos nas próximas postagens, se o Senhor permitir ou não voltar antes para buscar os seus. Hoje, todavia, quero comentar alguns outros segredos que a Palavra de Deus nos ensina para encontramos a real felicidade, a felicidade que Deus planejou para nós.
Antes de qualquer coisa, preciso dizer que Deus convida o homem para ser feliz. “Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” (Salmos 34:8). O salmista está dizendo: Experimente a bondade de Deus, experimente colocar nele a sua confiança e você verá o que é ser bem-aventurado. Paulo também ratificou isto, em Romanos 12:2, quando disse que devemos experimentar a “vontade de Deus” que é “boa, agradável, e perfeita”. Vivendo a vontade de Deus seremos felizes!
Alguém poderá alegar: Mas os crentes também sofrem, enfrentam problemas. É verdade... Só que os problemas que enfrentamos são maneiras de Deus nos ensinar e corrigir. E a bíblia diz que, até por isso, somos bem-aventurados: “Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.” (Jó 5:17) Estas provações não nos fazem derrotados, mas antes “em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37)
Outro segredo que a bíblia nos aponta para a felicidade se chama vigilância. “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.” (Apocalipse 16:15) Vigiar é um ato indispensável para qualquer cristão, pois o nosso inimigo está sempre ao nosso derredor nos buscando tragar. Jesus deixa aqui bem claro que os que não vigiarem serão envergonhados, como se alguém perdesse suas roupas e tivesse que caminhar nu pela rua. Porém, os que vigiam serão honrados, lembra-se das cinco virgens que eram prudentes e vigiavam com azeite em suas lâmpadas e em suas vasilhas?! Entraram com o noivo quando ele chegou.
Agora a maior aula de como ser feliz, encontrada na bíblia, quem nos deu foi o Senhor Jesus, no sermão do monte registrado em Mateus 5:3-10. Lá ele nos ensina que feliz e bem-aventurado é aquele que é: “pobre de espírito”, ou seja, que não coloca seu coração nas riquezas deste mundo; “os que choram, porque eles serão consolados”; “os mansos, porque eles herdarão a terra”; “os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”; “os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”; “os limpos de coração, porque eles verão a Deus”; “os pacificadores” e “os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Será que aprendemos a lição?

Assimilando as lições do Mestre, procurando vigiar, feliz em poder melhorar com as provações, experimentando a bondade de um Deus em quem podemos confiar.
Sidone Gouveia
  

2 comentários: